jump to navigation

Mercado de trabalho faz “desaparecer” profissões julho 30, 2010

Posted by Profissões in Informações/Notícias.
trackback

A lavadeira manual, o posticeiro, o dactilógrafo ou a governanta de casas particulares são algumas das profissões dadas como extintas e que já não constam no projecto de revisão da Classificação Nacional de Profissões (CNP) em curso e que deverá ser publicada em 2008.
O desaparecimento destas e de outras profissões é explicado pelos especialistas com a evolução da sociedade, das tecnologias e do próprio mercado de trabalho .

Algumas ocupaçoes profissionais desapareceram, outras têm uma representação mínima no mercado de trabalho e já nem são consideradas como profissões e outras transformam-se, aglutinando-se com outras.

Profissões como a de posticeiro (pessoa que faz postiços), lavadeira manual, dactilógrafo, governante de casas particulares, charuteiro manual ou lavador de peles já não constam da “nova” CNP, cuja revisão está em curso.

Mas, salientou a técnica, a questão é mais complexa porque em algumas situações verificamos que as profissões acabaram mas outras apenas se transformaram no sentido de se aglutinarem com outras. “Estou a recordar-me da profissão de dactilógrafo, que entre outras coisas escrevia cartas. Esta profissão alterou-se e agora é designada por assistente administrativo”, referiu.

Outra profissão que deixou de existir no mercado é a de posticeiro, profissional que confecciona e penteia perucas e postiços de diferentes tipos em cabelo ou fibras sintéticas. “Neste momento não existe nenhum porque o trabalho passou a ser feito em fábricas”, disse Ana Campos.

Também a lavadeira manual, pessoa que lavava à mão e secava peças de vestuário e outros artigos de tecido, desapareceu do mercado de trabalho. “Acredito que há pessoas que ainda façam esse tipo de trabalho mas não fazem disso profissão”, disse.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: